Não selecionou qualquer imóvel como favorito.

Procurar imóveis


Procurar imóveis


Notícias

5 MOTIVOS PORQUE DEVE COMPRAR CASA EM VEZ DE ARRENDAR

08/08/2019

Atualmente quase 3 em cada 4 portugueses compram casa, enquanto apenas 25% optam por arrendar, segundo dados do Eurostat. Este é um tema que obriga a muitas operações matemáticas para compreender qual é, afinal, a solução mais vantajosa para cada família.

Atualmente quase 3 em cada 4 portugueses compram casa, enquanto apenas 25% optam por arrendar, segundo dados do Eurostat. Este é um tema que obriga a muitas operações matemáticas para compreender qual é, afinal, a solução mais vantajosa para cada família.

 

Neste artigo damos-lhe 5 bons motivos para optar por comprar uma casa, em vez de arrendar.

 

  1. 1.     Investimento para o futuro

Comprar um imóvel significa ter de um património que será um ativo seu, podendo geri-lo como entender. Ao adicionar um bem à sua lista de património está a proteger-se contra os estados de alma dos senhorios que podem, findos os contratos de arrendamento, fazer disparar os valores das rendas e deixá-lo numa situação difícil.

 

  1. 2.     Aumento do preço médio das casas arrendadas

Nos anos mais recentes, a lei da oferta e da procura ditou o aumento dos preços no mercado imobiliário, tanto em imóveis para venda, como para arrendamento. No entanto, um estudo do portal de imobiliário Imovirtual concluiu que o preço médio das casas arrendadas aumentou 37%, para uma média de 1106 euros, face aos 25% de aumento registados no mercado de compra e venda de imóveis.

 

  1. 3.     Retorno do investimento

Apesar dos custos iniciais, ao fim de 30 anos terá compensado muito comprar uma casa. Segundo uma simulação da Deco, um T2 em Lisboa que custe 280 mil euros vai exigir um desembolso inicial de 71 547 euros. O mesmo imóvel em Lisboa custará, pelas contas da Deco, cerca de 1195 euros por ano, um valor que inclui prestação bancária, seguros e condomínio. Por ano terá um encargo superior a 15 mil euros, ao qual já acresce o IMI. Ao fim de 30 anos, o T2 em Lisboa terá custado 522 mil euros, por causa dos juros do crédito. Ainda assim, são menos 50 mil euros do que o arrendamento da mesma casa.

 

  1. 4.     Fazer obras sempre que desejar

Quer uma sala maior e pensou em transformar a cozinha num open space? Se vive numa casa arrendada está dependente da autorização do senhorio para fazer as obras. Além disso, estará a investir num imóvel que pode ter que deixar de usufruir no final do contrato de arrendamento.

 

  1. 5.     Menor custo mensal

Na grande maioria dos casos a prestação a pagar ao banco é mais baixa que o valor da renda. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o valor das rendas aumentou 9% em 2018 e o valor médio do arrendamento em Portugal em 2018 foi de 4,80 euros por metro quadrado.

 

 

Ao contrário do que acontecia há dez ou quinze anos, comprar casa é atualmente uma opção mais vantajosa do que arrendar. Se está a pensar comprar casa, fale connosco. Na Chave Nova ajudamos a esclarecer todas as suas dúvidas