Não selecionou qualquer imóvel como favorito.

Procurar imóveis


Procurar imóveis


Notícias

Mudar de casa: tudo o que precisa tratar

12/09/2019

O processo de mudar de casa exige alguma dedicação. Para além do empacotamento e transporte de bens pessoais há ainda a considerar uma série de questões burocráticas. Neste artigo deixamos-lhe uma check list dos assuntos que precisa tratar para que nada fique para trás no processo:

 

O processo de mudar de casa exige alguma dedicação. Para além do empacotamento e transporte de bens pessoais há ainda a considerar uma série de questões burocráticas. Neste artigo deixamos-lhe uma check list dos assuntos que precisa tratar para que nada fique para trás no processo:

1.     Cartão de cidadão

Pode alterar a morada do CC online, no Portal do Cidadão, ou através de um balcão de notariado. Para o fazer online terá de possuir um leitor de cartões. Para evitar filas de espera pode proceder ao agendamento do dia e da hora em: https://agendamento.irn.mj.pt/

 

2.     Documento único automóvel

Para alterar a morada no DUC é necessário o CC atualizado, um certificado de matrícula e um requerimento de Registo Automóvel. Pode alterar presencialmente no Instituto dos Registos e Notariado (IRN) ou online, no portal Automóvel Online. Tal como no caso do CC, também é necessário um leitor de cartões.

 3.     Carta de condução

Desde 2017 que não é preciso alterar a morada da carta de condução, caso mude de residência fiscal.  Essa informação passa a estar disponível apenas na base de dados do IMT, tendo por base a informação do CC.

 4.     Correspondência postal

Submeta um pedido de reexpedição nos CTT para que o seu correio seja reenviado para a nova morada. A solicitação do serviço pode ser realizada em qualquer Loja CTT mediante o preenchimento do formulário do serviço de Reexpedição de Correspondências

 5.     Isenção de IMI

Verifique junto das Finanças se é elegível para solicitar a isenção de IMI. O pedido deve ser feito num prazo máximo de 60 dias após a escritura.

 6.     Seguro automóvel

A seguradora ou agente de seguros devem ter conhecimento da nova morada. Este processo pode implicar um custo adicional se a nova morada estiver numa zona considerada de maior risco para a seguradora.

 7.     Bancos

Para trocar a morada nas instituições financeiras é necessário apresentar uma cópia do CC e um comprovativo de morada.

 8.     Telecomunicações

A mudança de morada implica, na maioria dos casos, celebrar um novo contrato com a empresa de telecomunicações. Peça orçamentos a compare preços para garantir que não sai prejudicado.

 9.     Recenseamento

Ao atualizar a morada no CC, a transferência é automática. Em época de eleições, para saber qual será a sua mesa de voto, consulte: https://www.recenseamento.mai.gov.pt

 10.  Serviço Nacional de Saúde

Não é obrigatório mudar de centro de saúde quando troca de morada, no entanto, se a nova morada se localizar numa cidade diferente perderá alguns direitos, como por exemplo, os cuidados ao domicílio.

 11.  Outros locais

Deverá ainda comunicar a nova morada a entidades como a sua entidade patronal, revistas com as quais mantem subscrições, clubes, supermercados, associações, sites compras online, entre outros.

 

Caso sinta dificuldades neste processo, fale connosco, estamos sempre disponíveis para o apoiar.