Não selecionou qualquer imóvel como favorito.

Procurar imóveis


Procurar imóveis


Notícias

Lugares para viver #1: Praia da Granja, Vila Nova de Gaia

20/09/2019

A Praia Granja tem uma beleza natural ímpar, que se espelha nas águas e rochas que aparecem e desaparecem ao sabor da maré. As dunas estão protegidas por um passadiço de madeira de quinze quilómetros onde se podem percorrer todas as praias do concelho de Gaia.

A Praia Granja tem uma beleza natural ímpar, que se espelha nas águas e rochas que aparecem e desaparecem ao sabor da maré. As dunas estão protegidas por um passadiço de madeira de quinze quilómetros onde se podem percorrer todas as praias do concelho de Gaia.

 

Ali, junto ao mar, casas imponentes, chalés e solares são memórias de outros tempos, quando a Praia da Granja era o destino de verão de aristocratas, da realeza e da corte. Por lá passou El-Rei D. Luís, a Rainha D. Maria Pia e seu filho Infante D. Afonso de Bragança, o Príncipe Real D. Luiz Filipe, Mouzinho de Albuquerque, e até o famoso "Grupo dos Cinco", constituído por Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Oliveira Martins, Antero de Quental e Guerra Junqueiro. Para além destes, por lá passaram muitas famílias nobres do Porto, Lisboa, Santarém e Castelo Branco e até de Espanha. Por essa altura, a Praia da Granja ficou conhecida como o "bidé dos marqueses".

 

A praia da Granja foi descoberta no século XVIII pelos monges Agostinhos de Grijó e foi lá que os frades Crúzios do Mosteiro de Grijó construíram a Quinta da Granja, que habitavam nos meses de Verão. Mais tarde, a quinta tornou-se propriedade do estado e vendida a Fructuoso da Silva Ayres, em 1860. É este urbanista que funda a Praia da Granja, tal como a conhecemos, como estância balnear.

 

Nos finais do século XIX, os jornais de Lisboa e Porto referiam-se à Granja como sendo uma "Concha mimosa como a pétala de uma camélia” ou “um ninho feito de púrpuras e perfumes". Com uma vida social agitada, a Praia da Granja tinha serões para todos os gostos, acompanhados por música com concertos de piano, recitais, etc.

 

Viver na Granja

Hoje em dia, o charme de outros tempos ainda está representado na arquitetura de casas palacianas ou chalés de verão. A Praia da Granja continua a ser muito procurada, seja pelas piscinas de água salgada com vista para o mar, pelos passadiços que possibilitam longos passeios à beira mar, ou até pela calma e tranquilidade, ali tão perto da agitação da cidade.

 

Se já está rendido aos encantos da praia da Granja apresentamos-lhe o Forbes Garden, um empreendimento exclusivo Chave Nova. Constituído por 36 apartamentos, com materiais e construção de grande qualidade, o Forbes Garden é um refúgio que se integra plenamente no ambiente bucólico e exclusivo da praia da Granja.

 

Entre em contacto connosco (969 338 414) para saber mais sobre este empreendimento. Prometemos que não se vai arrepender!