Não selecionou qualquer imóvel como favorito.

Procurar imóveis


Procurar imóveis


Notícias

8 motivos para viver em Matosinhos

24/10/2019

Pedaço encantador de terra, com cheiro de mar, ali mesmo ao lado do Porto. Assim é Matosinhos, terra onde a memória, rica em tradições, culturas e civilizações, persiste num património valioso que alia o passado à renovação e modernidade. Neste artigo damos-lhe 8 motivos que fazem de Matosinhos um bom lugar para viver.

Pedaço encantador de terra, com cheiro de mar, ali mesmo ao lado do Porto. Assim é Matosinhos, terra onde a memória, rica em tradições, culturas e civilizações, persiste num património valioso que alia o passado à renovação e modernidade. Neste artigo damos-lhe 8 motivos que fazem de Matosinhos um bom lugar para viver.

 

  1. 1.     Praia

O concelho de Matosinhos tem praias para todos, umas pequenas e recatadas, com rochas e pequenas piscinas, outras com areais a perder de vista, convidando a longos passeios à beira-mar. A requalificação da marginal de Matosinhos deu novo alento a esta zona, com recentes urbanizações, esplanadas modernas, calçadões planos e passadiços que convidam a caminhadas, corridas e passeios de bicicleta. As praias são também muito procuradas para surf, com o surgimento de várias escolas para a prática da modalidade.

 

  1. 2.     Parque da Cidade

O Parque da Cidade está ali mesmo ao lado, e é o maior parque urbano do país, com uma superfície de 83 hectares que se estendem até ao Oceano Atlântico. Foi projetado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal, tendo sido inaugurado em 1993, e é um espaço muito frequentado para a prática de exercício, passeios, piqueniques e atividades na natureza.

 

  1. 3.     Acessos

Viver em Matosinhos é estar próximo de tudo. O município tem uma ótima rede rodoviária, com bons acessos a autoestradas e uma rede de transporte público que funciona bem. Além disso, é servido pelo Metro do Porto, possibilitando que em apenas 20 minutos se possa deslocar ao cento da Invicta. Por sua vez, o aeroporto do Porto localiza-se na zona de confluência entre os concelhos da Maia, Matosinhos e Vila do Conde, sendo também de muito fácil acesso.

 

  1. 4.     Centros comerciais

Norteshopping, Marshopping, IKEA, Retail Park, são só alguns exemplos das mega superfícies comerciais que pode encontrar no município. Para quem gosta de compras, Matosinhos tem uma localização estratégica.

 

  1. 5.     Modernidade

Prédios novos, traça contemporânea, ambiente urbano. Matosinhos tornou-se um concelho moderno e jovem, que passou a ser opção de residência para muitas pessoas, em função dos preços praticados no Porto. No entanto, é preciso tem atenção ao seguinte: quanto mais perto do mar, maior será o valor do imóvel.

 

  1. 6.     Gastronomia

A gastronomia é um dos mais importantes cartões-de-visita de Matosinhos, oferecendo opções para todos os gostos, desde os requintados e luxuosos restaurantes às tasquinhas informais e acolhedoras. A tradição piscatória está presente nos melhores peixes e mariscos serviços no concelho, elogiados nacional e internacionalmente. Existe inclusive uma rua só com restaurantes, mesmo em frente à lota de Matosinhos, onde o cheiro a peixe grelhado é uma constante. Imperdível!

 

  1. 7.     Senhor de Matosinhos

A principal festa em Matosinhos é o Senhor de Matosinhos, cuja origem está numa antiga lenda em que a Imagem de Jesus Crucificado terá aparecido junto ao mar, onde existe uma Capela-Memorial. A imagem do Senhor é venerada no famoso Santuário do Senhor de Matosinhos (obra-prima de Nicolau Nasoni), numa romaria anual que tem a duração de 3 semanas e leva à cidade cerca de 1 milhão de pessoas.

 

  1. 8.     Porto de Leixões

É em Matosinhos que se localiza uma das mais importantes portas do grande Porto: o Porto de Leixões. Situa-se na foz do Rio Leça, e é a maior infraestrutura portuária da região norte de Portugal e uma das mais importantes do país.