Não selecionou qualquer imóvel como favorito.

Procurar imóveis


Procurar imóveis


Notícias

Lugares para viver #2: Santa Maria da Feira

31/10/2019

Situada no cruzamento dos eixos Norte-Sul e Litoral-Interior, outrora chamada de Terras de Santa Maria, tem um posicionamento geográfico que, desde épocas ancestrais, fez desta região local de encontro e de passagem de muitos povos.

Situada no cruzamento dos eixos Norte-Sul e Litoral-Interior, outrora chamada de Terras de Santa Maria, tem um posicionamento geográfico que, desde épocas ancestrais, fez desta região local de encontro e de passagem de muitos povos.

 

O concelho de Santa Maria da Feira pertence ao distrito de Aveiro e possui um dos mais belos castelos de Portugal, com características únicas, datado nas origens no século X, que é considerado como um dos exemplos mais completos da arquitetura militar medieval no nosso país, reconhecido pelas suas 4 torres, exatamente iguais.

 

Território de forte identidade industrial e empresarial, Santa Maria da Feira é um município atrativo para investimento, mas também para viver e trabalhar. A localização privilegiada, o ambiente favorável a negócios, a dinâmica cultural e social, o acesso a cuidados de saúde e educação e as boas condições de segurança, traduzem-se em níveis elevados de qualidade de vida.

 

Mas aquilo que realmente distingue Santa Maria da Feira é o facto de ser um município pleno de animação. Com uma oferta cultural diferenciadora ao longo do ano, assume-se como “palco de experiências”, onde o visitante é desafiado a viver em absoluto o espírito dos eventos.

 

A animação sai à rua

Além dos eventos de menor dimensão, como o festival de cerveja artesanal, a agenda cultural do Cineteatro António Lamoso ou a Via Sacrada, com cariz religioso há 3 eventos que e destacam e colocam a cidade no panorama cultural europeu:

 

1-    Todos os anos em Agosto, o centro histórico da cidade transforma-se numa grande Viagem Medieval, remetendo a época para há 500 anos atrás, tempo de reis e rainhas, cavaleiros e donzelas, onde a cidade se veste. Aí marcam presença mercadores, artesãos, ferreiros, padeiros, almocreves e vendedores, entre outros, revivem-se famosas batalhas e festins do antigamente, conduzindo os visitantes a uma viagem no tempo. A Viagem Medieval, pelo seu rigor histórico e pela sua dimensão, é já considerada por muitos a maior da Europa, sendo um porta-bandeira da cidade e do país, em encontros culturais por tudo o mundo.

 

2-    Um pouco antes, no mês de Maio, sai à rua o Imaginarius, um impressionante Festival Internacional de Teatro de Rua que é palco privilegiado de conceituadas companhias nacionais e internacionais como Fura del Baus, onde também se privilegia as companhias emergentes e de proximidade à cidade, transformando-se numa rampa de lançamento para aqueles que se iniciam no mundo do espetáculo de rua. De salientar o facto do evento ser totalmente gratuito.

 

3-    As crianças também têm lugar cativo no município e, por isso, todos os anos se realiza o Perlim - Uma Quinta de Sonhos, um evento pleno de magia e diversão que recupera as figuras e histórias do imaginário infantil, as fábulas, as lendas, os contos de fadas e o encanto de Natal.

 

Para além das experiências, Santa Maria da Feira possui ainda um centro de congressos de excelência – o Europarque – no qual se integra o Visionarium, um centro interativo de ciência viva que que proporciona aos visitantes uma enorme aventura científica.

 

A cidade tem dois doces regionais, a famosa Fogaça, alusiva às 4 torres do castelo. De uma tradição longínqua, defende um povo contra as maleitas de outros tempos, com uma belíssima procissão que decorre a 20 de Janeiro, onde participam as meninas da cidade, todas vestidas de branco. A fogaça é uma espécie de regueifa doce, em que o seu fabrico e receita devem ser seguidos à risca. Os caladinhos são o outro doce típico da cidade, uma pequena bolacha doce, com forte sabor a ovo, para repetir várias vezes.

 

Apesar da proximidade a grandes centros urbanos, Santa Maria da Feira é um local tranquilo e servido por ótimos acessos, a 20 minutos de VN de Gaia e 30 da cidade de Aveiro.  

 

Se já está rendido aos encantos de Santa Maria da Feira, temos boas notícias. Em breve estaremos a apresentar um novo empreendimento do município, que pode bem ser a sua nova casa. Fique atento!