Não selecionou qualquer imóvel como favorito.

Procurar imóveis


Procurar imóveis


Notícias

Lugares para Viver #3: São João da Madeira

13/11/2019

A cidade de São João da Madeira encontra-se no extremo norte do distrito de Aveiro, embora pertença à Área Metropolitana do Porto. Localiza-se a 18 km da Costa Marítima, a 32 km do Porto e 40 km de Aveiro. Tem como lema "LABOR" - Cidade do Trabalho, lema esse que está refletido na bandeira e no Brasão do município.

A cidade de São João da Madeira encontra-se no extremo norte do distrito de Aveiro, embora pertença à Área Metropolitana do Porto. Localiza-se a 18 km da Costa Marítima, a 32 km do Porto e 40 km de Aveiro. Tem como lema "LABOR" - Cidade do Trabalho, lema esse que está refletido na bandeira e no Brasão do município.

 

As origens de São João da Madeira remontam a um período prévio ao da formação da nacionalidade, no entanto, é em 1088 que aparece pela primeira vez em fontes escritas.

 

Durante muitos séculos, São João da Madeira passou despercebida no contexto nacional mas em meados do século XIX opera-se uma mudança histórica. A pequena aldeia de São João da Madeira acabaria por se tornar num dos maiores centros da revolução industrial em Portugal, transformando-se num dos maiores polos industriais do país. A produção de chapéus é a primeira atividade industrial que se fixa, sendo que a cidade é atualmente a maior produtora nacional de chapéus, e a terceira a nível mundial. Dos cerca de 2 milhões de feltros produzidos anualmente em todo o mundo, 400 mil são feitos em São João da Madeira.

 

São João da Madeira é também conhecida como a "Capital do Calçado", sendo que o fabrico de calçado no local data de 1483. Até 1900 sabe-se a produção de sapatos era de fabrico caseiro, tornando o processo moroso. Hoje em dia a produção já não é artesanal, no entanto, a qualidade do calçado manteve-se elevada e, por isso, mais direcionada para um segmento de mercado com poder de compra superior.

 

Em São João da Madeira, encontra-se também a única fábrica de lápis da Península Ibérica, a Viarco, sendo, que a cidade é, nos dias de hoje, um importante centro estratégico regional na oferta comercial e de serviços.

 

Se ficou curioso acerca da história ligada à produção industrial em São João da Madeira, saiba que pode visitar o Museu do Calçado, o Museu da Chapelaria ou a Fábrica da Viarco.

 

Em termos de acessos, o município tem uma localização muito boa, atravessado pela variante IC2, que estabelece a ligação com os principais eixos rodoviários, e pela auto-estrada A32, que liga a cidade diretamente a Gaia e ao Porto. Para além disso, a cidade dista apenas a 7 km da principal via do país (A1) e 10 km da A29.

 

Se precisar de fazer compras não precisa andar muito. São João da Madeira possui um Centro Comercial – 8ª Avenida – com lojas, cinemas, restaurantes, supermercado, etc.

S. João da Madeira oferece ainda um conjunto de patrimónios de relevo, desde um interessante Património Arqueológico Industrial, passando pelo Religioso, Arquitetónico e Cultural. A cidade conta ainda com uma agenda cultural e de lazer vasta e diversificada ao longo de todo o ano, o que a torna atrativa em termos turísticos e de investimento.

 

Nos últimos anos, vários estudos sobre qualidade de vida indicaram São João da Madeira como um dos melhores municípios para viver em Portugal, tendo em conta aspetos como o ensino, a formação, acessibilidades e transportes.